Li esse artigo nesse site e achei muito válido para aspirantes à roteiristas como eu, pois fala de histórias padrões para qualquer filme, que podem garantir um público interessado em assistir o filme até o final. O artigo estava em inglês estão tive que traduzir, espero que gostem do texto e que minha tradução não tenha ficado tão ruim.

As cinco histórias básicas que podem otimizar o seu discurso.

Traduzido do artigo de Nick Morgan (12 de Maio de 2010)

A cultura a que todos estamos imersos pode ajudar o palestrante diante de uma platéia a ter um discurso convincente – algumas histórias que já estão prontas no inconsciente de qualquer platéia. Usar estas histórias garantirá ao seu discurso força para conectar imediata e profundamente qualquer audiência.

Há cinco histórias básicas: a busca, o estranho em um lugar estranho, o pobre que se torna rico, a história de amor e a vingança.

A busca

As pessoas se interessam pela busca porque sempre se identificam com o herói e sabemos como a história termina. Cuidamos do nosso próprio negócio e vivemos uma vida normal até que algo chega para virar nossa vida de cabeça pra baixo. O império mata nossos tios e somos forçados a sair do conforto do nosso ambiente para encontrar Obi-Wan Kenobi. Ao longo do caminho, encontramos um mentor, alguém que tem um importante conhecimento como lutar com sabres de luz e que nos treinará para ter essa habilidade. Passamos por aventuras apavorantes, testes e obstáculos feitos para revelar nosso valor. Nós seguimos em frente, porque sabemos que no final teremos a esperada recompensa, que será algo muito legal, como o Santo Graal, um pote de ouro ou um reino inteiro.

Buscas são histórias certas para quando seu público precisa trabalhar duro para conseguir algo, e você tem que prepará-los para superar a decepção e continuar, não desistir no primeiro desafio.

O estranho em um lugar estranho.

O estranho que chegou a um lugar novo, talvez um país estrangeiro ou a um novo planeta, e tem que aprender as regras, a língua, antes que algo faça isso primeiro. Esta história fala sobre autoridade e é útil para quando precisar contar algo sobre confrontar uma nova economia ou situação onde as regras mudaram e modos antigos não funcionam mais. A história do estranho em um lugar estranho prepara seu público para alcançar a autoridade.

O pobre que se torna rico.

Essa história já é conhecida por quem já ouviu o conto do valente alfaiate que com um feijão mágico e bastante inteligência derrotou o gigante e ganhou um castelo com muito ouro. É uma boa história para contar a pessoas normais que querem um dia ter sucesso.

Empresários e pequenas empresas convivem tanto com esse tipo de história que provavelmente não têm idéia disso.

A história de amor.

Meninos que encontram meninas e se apaixonam. Um menino que arranja uma namorada, mas por algum motivo a perde e tem que lutar para consegui-la de volta. Essa forma de história já é conhecida para quem assistiu alguma comédia romântica Hollywoodiana ou leu uma novela romântica. Histórias de amor estão presentes nos negócios atualmente, como em fusões e parcerias entre empresas. Assim como um romance, haverá problemas, e essas empresas terão que aprender com os altos e baixos ao longo do caminho para que não se separem e cresçam.

A vingança.

Histórias de vingança imediatamente nos fascinam e ao mesmo tempo nos deixam desconfortáveis. Elas são confusas e mechem com emoções que não gostamos de admitir, mas são muito poderosas. Vingança é um grande caminho para que funcionários demitidos resolvam montar uma empresa para competir… e podem até se destacar mais.

Use essas histórias para fazer com que seu público rapidamente entenda seu ponto de vista. Não seja explícito a ponto de dizer que você está fazendo isso, apenas siga essas fórmulas que você conseguirá a atenção deles. Elas são tão poderosas porque fazem parte de cada cultura e seu público não perceberá quando você utilizar dessa estratégia, pois pensarão que o que você está dizendo é como deve ser.